Os videoclipes e as músicas são avaliadas inicialmente por um comitê de seleção nomeado pelo Festival. O Comitê de Seleção é responsável pela escolha dos Conteúdos finalistas, a partir dos Critérios descritos a seguir. Para Concursos de música, os critérios de avaliação do Comitê de Seleção são: música, letra, interpretação e originalidade. Para Concursos de videoclipes de bandas já existentes, os critérios de avaliação do Comitê de Seleção são: criatividade, edição, qualidade das imagens, relação com a música escolhida. Para Concursos de videoclipes de banda do próprio Concorrente, os critérios são: criatividade, edição, qualidade das imagens, música. 


No caso de concursos de música, o Júri recebe a lista de músicas finalistas do Comitê de Seleção e escolhe as bandas que concorrerão aos Prêmios finais, como shows de abertura das Bandas Parceiras e Prêmio do Público, conforme indicado nas regras específicas dos Concursos. O Júri será composto por um representante de cada banda homenageada da edição do Festival em curso.


Os Prêmios do Público, quando disponíveis em um determinado Concurso, serão escolhidos pelo público interessado através de votação na Internet nos Conteúdos finalistas. As regras específicas de cada Concurso indicarão quais Conteúdos podem participar de cada Prêmio do Público oferecido (uma das duas opções abaixo):
a. Em alguns casos, como no Concurso de clipes para artistas homenageados ou no prêmio para a melhor banda do Festival, os Conteúdos finalistas serão disponibilizados em Concursos específicos, separados dos demais conteúdos, após a escolha do Comitê de Seleção e do Júri.
b. Em outros casos, como nos concursos de bandas, serão considerados finalistas (que podem concorrer ao prêmio) os Conteúdos que tenham recebido o selo de “disponível para o prêmio do público” (que equivale a nota 3 sobre 5 do comitê de seleção ou superior).
Conteúdos que não sejam finalistas não poderão participar do Prêmio do Público.
Para votar num conteúdo, basta clicar no botão de “gostar” (polegar para cima) na página ou na thumb de cada conteúdo. A votação pela Internet estará disponível para usuários cadastrados no Site. Para se cadastrar, basta clicar aqui e seguir as instruções. O Conteúdo vencedor deverá ter pelo menos 100 votos. Ganhará o conteúdo com o maior número de “gostar” (expresso no site) na data final de votação. Após o fim da data de votação, não será mais possível votar nos Conteúdos. Em caso de empate no número de “gostar”, ganhará o Conteúdo com o maior número de visitas e, caso persista o empate, com o maior número de comentários. A data final para votação nos Conteúdos pelo público será divulgada no Site até uma semana após a data de término das inscrições nos concursos do Festival (a votação normalmente fica aberta até a semana de realização dos shows finais do Festival, que normalmente ocorrem em final de fevereiro / começo de março). Importante: O Site do Festival possui diversos mecanismos para identificação de tentativas de burlar os votos. Poderão ser desclassificados usuários tentando burlar os votos em seus ou outros Conteúdos, através, por exemplo, da criação de usuários falsos.


Os Prêmios dos Patrocinadores, quando disponíveis, são escolhidos pelos próprios patrocinadores.


Veja o regulamento completo aqui.